Estava pensando sobre um tema, dentre os vários possíveis neste imenso universo que é o das noivas, quando me lembrei que há alguns meses, uma amiga que planejava o casamento, se perdeu no meio das inúmeras escolhas e, simplesmente não se casou!
Fica fácil entender o seu comportamento quando olha para a lista de afazeres: é enorme! E, vai aumentando à medida que se pensa nas decisões que deve tomar e, nos milhares de detalhes que deve lembrar, sem falar na escolha, negociação e contratação de fornecedores.
Ou seja, mesmo aqueles que já sabem o que querem, podem facilmente se perder, ou mesmo enlouquecer.
Principalmente se pensar que hoje em dia, ninguém (ou quase ninguém) tira férias para planejar um casamento e, acaba conciliando a conversa com o florista, a banda e o decorador, com o dia-a-dia de trabalho.
Visita locais para a festa e prova quitutes na hora do almoço ou depois do expediente e, quase sempre quando olha as fotos do casamento, pensa que poderia ter feito algo diferente, ou aproveitado mais a festa!
Se pelo menos tivesse uma ajudinha não é mesmo amiga? Mas tem!
Se você não sabe, é para ajudar a resolver esses perreios que existem o assessor e o cerimonialista.
Agora, quer saber o que cada um deles faz?
Para responder essa pergunta, eu procurei alguém que entende do assunto, e conversei com a promotora de eventos, Adriana Alves da Silva, assessora desde 2014, pós-graduada em eventos e, proprietária da empresa TriploA.
A boa notícia é que vou dividir todas as informações com vocês. Vamos lá então!
O que é um assessor de casamento
Segundo Adriana, o principal trabalho do assessor, é acompanhar e instruir a noiva em todas as etapas do casamento até o grande dia, quando passa a bola para o cerimonial, que aliás, ela faz também.
Para que isto ocorra a assessoria precisa entender o que os noivos querem, seu perfil, estilo de casamento e, dos convidados, sem é claro, se esquecer do orçamento.
A assessoria não só indica os profissionais adequados para o evento, como também participa da contratação de todos os fornecedores, negociação de preços, além de ajudar na resolução de problemas e tomadas de decisões.
O ideal é que se a pessoa não tem condições de planejar e dar vida a um casamento sozinho, que já contrate a assessoria logo após decidida a data.
Com mais tempo, é possível que o assessor os conheça melhor e, assim, os ajude a ter um casamento com a cara de vocês.
Outro detalhe importante, é que antes de contratar este profissional, você pegue indicações e converse com quem já usou os seus serviços. Lembre-se que você vai entregar o seu grande sonho nas mãos desta pessoa/equipe, então nada mais justo que tenha cuidado e, que exista sinergia entre vocês.
O que faz o cerimonial
Já o cerimonial é o responsável pelo andamento das atividades no dia do casamento, como por exemplo, ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados, distribuir brindes ao longo da festa, entre outros.
Alguns cerimoniais também acompanham o casamento do começo como a montagem e, recepção dos fornecedores, até o fim da festa, quando contam as bebidas, decidem o que fazer com as sobras de bolos e docinhos, separam kits para os noivos e pessoas indicadas e, providenciam a desmontagem da festa.
Colaboração:
Adriana Alves da Silva
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"Imagens: reprodução google"
Texto redação -Claudia Freitas
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